Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas para Monografia e TCC – Aspectos importantes a considerar

Depois de escolher o orientador e o tema para sua monografia, definir a linha de pesquisa a ser seguida e utilizar os melhores métodos para encontrar conteúdo de qualidade para seu TCC, é importante que o aluno considere alguns pontos à cerca da formulação do seu trabalho.

Um trabalho não pode apenas ter um bom tema, ele precisa ter um desenvolvimento conciso, coerente e objetivo, sem enrolação. O aluno precisa criar um planejamento eficiente para suas ações e atentar-se para detalhes que fazem toda a diferença na hora de avaliar um trabalho de monografia apresentado. Veja abaixo algumas dicas importantes para fazer um TCC que chame a atenção da banca pela qualidade do desenvolvimento do tema e da pesquisa, confira:

Trace um bom planejamento

A monografia precisa ter um planejamento muito bem detalhado para acontecer de forma satisfatória. Por isso, antes de começá-la tenha em mente (e se possível anotado) tudo o que você precisará fazer para concretizar sua monografia: pesquisa, entrevista, visita de campo, análise de gráficos e relatórios, aplicação de questionários etc. Trace um bom plano de ação para não perder tempo depois. Agilize tudo o que for possível, não deixe nada para amanhã e relate tudo que for feito para possíveis consultas futuras.

Tome decisões antecipadamente

Este tópico poderia perfeitamente estar incluso no anterior, mas preferi dar um destaque maior a ele. Vejo muita gente que não dá a devida importância para a monografia, deixando tudo para depois, geralmente os períodos finais da faculdade. Isto é um erro gravíssimo! O aluno precisa definir diversas questões antes de começar o seu trabalho efetivamente, como: tema, orientador, linha de pesquisa, abordagem, método de pesquisa, cronograma, criação da apresentação, preparação para defesa etc. São muitas as variáveis incluídas no processo de criação de uma monografia, por isso antecipe suas ações e saia na frente. Você, com certeza, colherá bons frutos no decorrer da jornada.

Pule a introdução

Uma coisa que se deve ter em mente é que a introdução é uma das últimas, se não a última, parte do trabalho que deve ser desenvolvida, juntamente com o resumo em português e inglês. Muitas pessoas começam sua monografia pela introdução e como, obviamente, não se tem muito do que falar acabam por criar um bloqueio criativo fatal para a pesquisa. Por isso, deixe a introdução e o resumo do seu trabalho para o final, assim você terá todo o TCC pronto em mãos para poder criar um bom começo para ele posteriormente.

Referencial teórico

Toda monografia é embasada em seu referencial teórico, e toda banca examinadora “ataca” este ponto como principal para dizer se o seu trabalho de conclusão de curso é bom ou ruim. Por isso, capriche na bibliografia do seu trabalho, não só em termos de títulos pesquisados, mas também na organização e disposição destas informações no seu trabalho. Organize as fontes de pesquisa em ordem alfabética, respeitando as normas ABNT e separando o conteúdo online do físico. Além de ajudá-lo na elaboração da pesquisa, ter uma referência bibliográfica pode lhe render uns pontos a mais na avaliação do seu trabalho.

Leia outras monografias

Aprenda com aqueles que já trilharam este caminho. Procure sempre ler outras monografias sobre o tema que você escolheu, de preferência aquelas que foram muito bem sucedidas. Trabalhos prontos são uma ótima fonte de informações sobre o tema em si e também sobre formatação utilizada no trabalho escrito. Se possível, converse com o autor da monografia para troca de informações sobre possíveis outros caminhos para sua pesquisa.

Não pague pelo trabalho

Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios problemas na reta final de sua vida acadêmica. Segundo porque você não terá passado por uma das experiências mais importantes da graduação, a pesquisa e elaboração de uma monografia. Por mais chata e complicada que esta etapa possa parecer, ela é muito importante para sua formação como profissional, por isso deixe a preguiça de lado e capriche no seu trabalho. Seu TCC pode abrir muitas portas pra você no futuro, não caia no erro de eliminar esta etapa de sua vida.

Escreva para todos

Não caia no erro de escrever um trabalho recheado de termos técnicos que só os profissionais da sua área entendem. Muitas pessoas poderão utilizar seu trabalho para pesquisas futuras, por isso, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento por qualquer pessoa é fundamental. Além, claro, de tornar o seu trabalho muito mais fácil e objetivo de se escrever e ler. Lembre-se que toda e qualquer facilidade que você possa proporcionar é muito bem vinda, não peque por enfeitar demais um trabalho que pode ser simples de ser feito.

Apaixone-se pela sua monografia

Piegas? Com certeza. Exagero? Jamais. O aluno vai passar horas e horas da sua vida em volta de sua monografia, preparando tudo aquilo que entregará ao final, contando receber uma ótima nota e concluir com chave de ouro a sua graduação, certo? Então por que não se apaixonar pelo que está fazendo e fazer com prazer? Sentar para escrever com má vontade é a pior coisa que existe, nada sai direito, as pesquisas ficam pela metade, o texto pobre e a qualidade do trabalho despenca. Por isso, tenha prazer em desenvolver uma pesquisa de qualidade que levará o seu nome na capa, prime por fazer um trabalho respeitável e que te garanta reconhecimento. A banca examinadora percebe quando um trabalho foi feito com vontade, com boas pesquisas etc. Por isso, faça com prazer e dedicação e tudo o mais sairá com perfeição.



[Gustavo Periard]


Nenhum comentário:

Postar um comentário