Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto de Pesquisa: outras considerações

I. Finalidades do projeto de pesquisa



- mapear o caminho a ser seguido durante a investigação
- permitir que outros membros da comunidade acadêmica possam conhecer o trabalho e emitir opiniões sobre o mesmo
- facilitar a busca de suporte financeiro



II. Questões essenciais presentes no projeto



- o que pesquisar ? (definição do problema, hipóteses e bases teóricas)
- por que pesquisar ? (justificativa quanto à escolha do tema)
- para que pesquisar ? (objetivos e propósitos do estudo)
- como pesquisar ? (metodologia utilizada)
- quando pesquisar ? ( cronograma de execução)
- pesquisado por quem ? (equipe, pesquisadores, coordenadores, orientadores, entrevistadores etc)



III. Critérios a serem atendidos pelo projeto



- relevância social
- quais as consequências da realização deste projeto para a sociedade ?
- quem se beneficiará com o projeto ?
- quais foram as prioridades do pesquisador na escolha do tema ?
- qual parcela da população seria beneficiada com o projeto ?



- relevância científica
- trará novos conhecimentos ?
- indicará com clareza o estado atual do conhecimento a respeito de um determinado assunto ?
- poderá gerar novas aplicações ou tecnologias ?



IV. O problema de pesquisa



- Um problema é uma questão que pergunta como as variáveis estão interrelacionadas


- Indagações sobre a escolha do tema
- em que sentido o problema é original ?
- terei condições de executar o projeto ?
- tenho recursos materiais e financeiros para a investigação ?
- terei tempo suficiente para finalizar a investigação ?



- Regras para a formulação do problema de pesquisa



1. deve ser formulado sob a forma de pergunta


- é mais direto


- facilita a identificação do leitor



2. a questão deve ser especificada com clareza


- deve-se evitar questões gerais, de grande amplitude, pois tais questões não fornecem direções para a busca de respostas



3. o problema deve ser claro e preciso quanto aos termos, pois a linguagem é semanticamente muito rica e um mesmo termo pode possuir várias conotações



4. os termos do problema devem ser observáveis, mesmo que de forma indireta e deve expressar relações entre duas ou mais variáveis



5. o problema deve ser apresentado de uma forma que implique possibilidades de testagem empírica







Dúvidas? Mandem e-mail e discutiremos juntos!



Grata!

3 comentários:

  1. Ah!! Esso PovO não pode ver uma coisa legal e quer logo fechar ou destruir...te seguindOO!!! E divulgandO! Boa sorte! Beijos!

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  2. Farei meu TCC no próximo semestre e virei aqui para tirar dúvidas.
    A Carol do blog Cafofo da Carol deu a dica e já estou seguindo.
    Beijos

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  3. Pronto cheguei!!!
    Atavéz do Cafofo da Carol, acho que não vão te deletar coisa nehuma, vai passar dos mil, hahahahaha, vou divulgar lá no meu também!!!
    Nesse País tudo que é licíto é ilegal. Pouca vergonha!
    Bjos Carinhosos

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