Sou formada em Publicidade e Propaganda; Letras Inglês e Português; fiz Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Nível Superior; e Mestrado em Educação.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parágrafos para citações diretas e indiretas

Quando a citação for de até 3 linhas, ela deve ser inserida no corpo do texto e utilizadas as aspas, conforme exemplo abaixo:

De acordo com Passos (2008, p. 35), “cada figura tem um significado especial para a formatação do texto”. E assim, pode-se inferir que….

Conforme se verá, sendo as citações diretas e mais longas que 3 linhas, não devem ser inseridas no corpo do texto, mas destacadas em parágrafo especial, em fonte 10.

Então, como formatar o parágrafo da citação direta com mais de 3 linhas? Siga estes passos: Clique em FORMATAR e PARÁGRAFO e personalize conforme a figura abaixo.

image

Veja como fica no texto, conforme a figura abaixo:

image

 

Lembre-se que citação indireta é uma citação livre, porém fiel ao sentido do texto original. Não necessita de aspas.

Exemplo:

Moraes (1982) observou que a absorção do Zn nos solos aumenta com a adubação fosfatada, mas ....

Observe que não é necessário colocar o número da página, pois só se utiliza o número da página [e aspas] quando a citação for direta, ou seja, uma cópia fiel da frase ou parte do texto de um autor.

2 comentários:

  1. a citação indireta e formatada do mesmo jeito que a direta, ou seja com menos de 3 linhas usa-se só as aspas, e no caso de mais de 3 linhas a formatação da citação indireta é igual a da direta ou seja, recuo de 4cm,fonte 11,espaçamento simples,ou é de outro jeito, se puder dar exemplo seria ótimo pois nunca encontrei em lugar nenhum, só fala da citação direta, ou seja tenho que explicar bem direitinho,ate mesmo as entrelinhas para quem sabe alguem consiga ajudar,pois só falam da citação direta, a formatação da indireta e que eu imploro para saber, ta doido,o dificuldade para alguem responder!!!!!!

    ResponderExcluir